5.6.12

41 Grados do chef Albert Adrià metamorfoseia-se mais uma vez: vídeo!

Chef Albert Adrià    Foto: Divulgação/ El Bulli


Gênio irrequieto, esse chef Albert Adrià (irmão caçula do Ferran). Já tinha feito, meio na surdina, um restaurantezinho absurdamente fantástico em Barcelona, o 41 Grados, que me deixou sem palavras quando lá jantei.

(Quem não sabe do que estou falando deveria parar por aqui e ler o meu audiopost a respeito, com fotos prato-a-prato, clicando aqui.)

Pelo visto, era pouco para ele, que está metaforseando mais uma vez o 41 Grados (www.41grados.es), que reabrirá em um formato inédito, multimidia, performático, multisensorial. Do tendo penderão chapas de cristal onde serão projetadas imagens. Os sons, as músicas, farão parte integral da experiência, batizada de Frosted Rain.

Uma viagem de imersão total, para gulosos sem medo de se deixarem levar pela surpresa e territórios nunca navegados. Vejam o teaser:



41º EXPERIENCE



Quero!




E mais Albert Adrià no Boa Vida:

Albert Adrià mostra como se faz uma omelete pós-ressaca - vídeo
Minha primeira ida ao 41o, quando ainda era um "bar" servindo "snacks" 

Restaurante A Peixaria, do chef Cauê Tessuto: finalmente, ótimos peixes em São Paulo



Como diz meu amigo Pedro-Otavio, não trabalhamos com Moema. Raramente ponho os pés naquele bairro. Mas... nada como o surgimento de um ótimo restaurante para me fazer mudar de ideia.

A "culpa" foi de um leitor que, depois de ler sobre o A Peixaria no Estadão resolveu ir conferir.

Desde então ele já voltou lá QUATORZE vezes. E olhem que, para comer, ele é bem chatinho... :)

Por isso, quando ele me convidou para almoçar lá, já fui sem medo. E dito e feito: estava incrível! Lugar simplinho, feinho, com cheirinho de peixaria. Na frente, de fato, há uma peixaria de verdade, bem miúda.




No fundo, um salão amarelinho decorado com fotos PB do porto de San Sebastian.



Isso já diz tudo: o chef-proprietário Cauê Tessuto foi morar na cidade basca onde chegou até a trabalhar no Martín Berasategui, um dos grandes restaurantes espanhóis.

o chef Cauê Tessuto


Voltou do País Basco sabendo dar o valor devido a peixes grelhados no ponto correto (mal-passado, úmido por dentro).

Linguado nota mil com arroz de legumes do A Peixaria

Mesmo antes da primeira mordida, já se vê que quem fez esse polvo com batatas chegou há pouco da Espanha..... outra delícia!



Além de peixes preparados com um capricho e um know-how raramente vistos nesta cidade, ainda por cima os preços são ótimos. Cobram, pelo preparo, 10 reais a mais do que o preço do peixe por quilo. Verdadeira pechincha!

Robalo com chip de batata doce, purê de batatas e legumezinhos por cima


E não é que até os doces mineiros da sobremesa eram finos e lindamente apresentados?!



Gostei tanto que fiquei até na dúvida se deveria compartilhar com vocês este achado. Mas seria um terrível egoísmo, né? Podem ir sem medo, que este, eu garanto!



A Peixaria: Rua Canário, 745, Moema, tel. 5051-0575. (3ª, 4ª e domingo, só almoço; fecha 2ª).

La Manduca de Azagra e Aldaba: restaurantes clássicos em Madri recomendados pelo crítico Carlos Maribona

Restaurante La Manduca de Azagra, em Madri   Foto: divulgação


Esses dias, dois leitores me disseram que estão de viagem marcada a Madri, me pedindo dicas. 

Confesso que faz tempo que não vou, e temeria repartir aqui minhas recomendações de quatro anos atrás, provavelmente já caducas. Em vez disso, repasso as recomendações de meu crítico gastronômico favorito naquela cidade, o sempre confiável Carlos Maribona. Aqui neste link, ele conta quais eram, em 2011, os melhores restaurantes de Madri. E vejam o que ele escreveu do La Manduca de Azagra e do Aldaba, dois clássicos:

"Comi maravilhosamente na La Manduca de Azagra, para mim o melhor restaurante de Madrid especializado na comida de Navarra, que combina produtos de qualidade, e o toque impecável dado à cozinha e a simpatia dos seus proprietários, Juan Miguel Sola e sua mulher, Anabel. Um lugar que muitos colegas têm desprezado, talvez porque não seja moderno, talvez porque não tenha apostado em fórmulas "gastro", talvez porque Juan Miguel e Anabel dispensam ir a conferências e outras feiras de vaidade para dedicarem-se ao que sabem fazer: trabalhar em seu restaurante. E, no entanto, sexta-feira ao meio-dia de um dia quente, quando a crise esvaziara tantas e tantas salas de jantar, no La Manduca, que não é um lugar pequeno, não havia uma mesa livre

Enquanto comia umas alcachofras cozidas, provavelmente as melhores que podem ser encontradas na capital, refletia sobre quão pouca influência temos nós, os críticos, e o quão equivocados estão alguns. Bobagens, na verdade, porque o que importava mesmo eram aquelas verduras que iam chegando à mesa e completavam as que eu tinha degustado no dia anterior em outro clássico madrilenho: Aldaba. Outro lugar desprezado em que se come estupendamente e que têm, além disso, um dos melhores serviços de sala de Madri. Classicismo e produto. Para que mais" 

Aldaba Avenida de Alberto Alcocer, 5, tel. +34 913 597 386
La Manduca de Azagra   Rua Sagasta, 14, tel. +34 915 910 112



Link para o post completo, em espanhol. 

Os melhores restaurantes de Madri, por Carlos Maribona.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...