20.5.12

Edson Yamashita, ex-Shin Zushi, é a estrela no Aze Sushi

Edson Yamashita


Aos habitués do Boa Vida não preciso repetir, mas o fato é que sou louca por sushi a ponto de conseguir ir comer num japonês noite sim, noite não, feliz da vida.

Pois bem.

Há um japonês cult entre os entendidos e pseudos-entendidos que se chama Shin Zushi - muitos que me lêem sabem do que estou falando. Luz fria, serviço meia-bomba, tudo bem caro mas.... sushi de prima, admito. Peixe de prima, também. Em suma, um japonês muito sério. Outro dia almocei lá e juro que eu era a única pessoa ali que não tinha olhos puxados (sempre um bom sinal).

Mas a verdade não dita é que o grande trunfo do Shin era o Edson Yamashita, um rapaz ultra sabido, ultra confiante, ultra ambicioso e, ao contrário de tantos ali, simpático e extrovertido. Apesar da pouca idade, comandava o sushibar. Até o dia que ele resolveu ir embora.
Adendo: se hoje o Edson ainda estivesse no Shin Zushi ele já não seria mais o trunfo atrás do balcão de sushis. O time to Shin está fortíssimo: tem o mestre Keisuke Egashira, recém-chegado do Japão, e o também fera Ken Mizumoto.

Pois o Edson - ó, horror dos horrores! - para desespero dos que pensam que só existe sushi bom no circuitinho cult, foi parar no Itaim. Mais precisamente, na esquina onde ficava muito antigamente aquele japonês de playboy, o Sushi Company.

Pois há alguns meses o lugar chama-se Aze Sushi e tem decoração previsivelmente brega. Das tevês que passam shows musicais já falou-se muito pela blogosfera. Incomodam menos, na minha opinião, do que o esgoto logo a um metro da entrada, que emana odores absolutamente horripilantes.

Mas não quero assutá-los: eles têm um "tapa-esgoto" bem eficiente, e - o mais importante - Edson dá plantão atrás do balcão e não decepciona.



Ali come-se sushi de gente grande. Nada de maionese, hot roll disso ou daquilo. Do jeito que eu gosto.

Se os quentes são bons? Confesso que não sei: estava com desejo de peixe cru e comi cada bocado de niguiri e sashimi sofregamente, como se fora o último de todo o sempre.

Para minha surpresa, estranhei muito o toro naquela noite. Não tinha a textura familiar, era mais fibroso e peixoso do que eu esperava. E confesso que não me lembro da explicação do Edson. Diz ele que eu estava errada, era um super toro.

?

Adendo#2: estranhamente, dois chefs com quem falei há pouco tiveram a mesma má impressão do atum no dia em que comeram no Aze Sushi, esta semana (maio de 2012). Escorregão grave para um sushiman do nível do Edson. 

Buri do Aze Sushi


Em todo caso, o xaréu estava espetacular, assim como o buri, servido com flor de sal. Ótima garoupa também, já servida com uma pimentinha e pincelada de shoyu.

Carapau do Aze Sushi


Em suma: o Aze Sushi é cafona, mas não mais do que o Shin - e custa um pouquinho menos. E ter um lugar servindo sushi nesse nível no Itaim é, no mínimo, uma notícia feliz.





Aze Sushi
R. Dr. Renato Paes de Barros, 769, Itaim Bibi, 3168-3673.
(fecha domingo)

10 comments:

  1. Na boa você mão manda bem não , o ultimo sushi nunca que é garoupa , presta atenção , e mesmo com a saida do Edson que é um otimo sushiman ,o Shin Zushi sempre manda muito bem com Ken Mizumoto e sua equipe .

    ReplyDelete
  2. Fui o Aze e achei ok! Edson é bom, mas a equpie é muito fraca! Dificil uma andorinha fazer verão! Restaurante péssimo para fazer degustaçaõ, horrível de se sentar e sentir confortavel! Fora as baratas que passeiam por aquela regiao! Nao sei se vc tem ido ultimamente ao Shin-Zushi, mas ele não tem nehum concorrente a altura na cidade! A dugustação dele é perfeita, só serve peixes frescos, nada de congelados! o Ken chegou e assumiu de uma forma mais competente e séria na min ha opinião. Eles são sempre simpáticos, mesmo com quem não é da colonia! o Shin-Zushi é disparado o melhor restaurante japones da cidade e um dos melhores restaurantes também!

    ReplyDelete
    Replies
    1. SENHORITA FORBES , SE NOTA UMA COISA VOCÊ É "PAGA-PAU" DE CHEF E NÃO DE BOA COMIDA , O AZE ESTA LONGE DO SHIN ZUSHI , NÃO APENAS NA DISTÂNCIA MAS NA QUALIDADE DOS SUSHIS , E MELHORA O SEU TEXTO QUE É PÉSSIMO .

      Delete
    2. E o seu portugues então é o quê? Como é que um semi analfabeto pode querer discutir algo que mão seja um 'PF'?

      Delete
  3. oi, sobre essa parte "para desespero dos que pensam que só existe sushi bom fora do circuitinho cult", não seria "para desespero dos que pensam que só existe sushi bom dentro do circuitinho cult"? Ou não entendi o que você quer dizer com circuitinho cult?

    ReplyDelete
  4. Raquel, verdade, vou arrumar! Anônimo, dispenso o comentário gritado, em caixa alta. Opiniões são bem-vindas mas peço mais educação...

    ReplyDelete
  5. Desculpas dona Forbes não é gritando que estou falando , apenas minha visão , e falando de PF para o "x" ai , gastronomia não há limites , se o cara não tem dinheiro ele pode discutir da comida da casa dele , Mocoto poe exemplo não é caro , mas é afastado !

    ReplyDelete
  6. Respondendo ao anônimo do dia 23 de maio, devo concordar: o Ken está tocando o Shin de maneira exemplar, e adoro o fato de que posso ir lá e ser bem tratada mesmo não sendo da colônia - coisa que já não acontece no Ban, por exemplo, onde pedir as coisas é quase um suplício. Se for para comparar, o Aze só ganha na localização (quase ao lado de minha casa, dá para ir a pé!). Ou seja: o Shin é muito mais restaurante, como vc mesmo(a) diz.

    ReplyDelete
  7. Alexandra, que povinho mais mal educado que lê seu blog! Nao lhe dê ouvidos e continue com esse maravilhoso serviço de utilidade publica que voce presta. Abraços!

    ReplyDelete
  8. Olha...eu,particularmente,acho o Aze Sushi um excelente custo beneficio,confesso que sou fa do Shin Zushi,melhor restaurante de SP para mim...mas tem algumas coisas do cardapio do Edson que sao melhores que a do Shin e vice versa.(falta apenas a cerveja Original...rsrs)
    Em relacao a decoracao e atendimento,concordo,as tvs passando novela das 18:00 e os garcons que tentam seguir a linha de restaurante sofisticado,deixam a desejar.Mas a minha conclusao em relacao a isso é:
    Tentaram moldar o Edson a forma do Jun e Tsuyoshi,mas o Edson é Shin Zushi(Primo do Chef Ken e do Chef Nobu do Shin zushi)a comida e a simpatia dele e do Welton,compensam todas essas falhas,e me deixam em um ambiante muito aconchegante,me sinto a vontade de ir no edson de shorts e chinelo.
    Tenho o Shin e o Aze como os meus preferidos, e fiquei muito contente com mais essa opcao.
    Parabens pelo Blog Alexandra.
    Abraco

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...