29.5.12

Shin Zushi: sushis imbatíveis feitos por sushiman recém-chegado do Japão

À esq., Egashira Keisuke, sushiman top-de-linha

Desde que pus os pés em São Paulo, duas semanas atrás, já fui comer em um sem fim de restaurantes, uns melhores outros piores. Mas nenhum deixou um carimbo mais forte na memória do que o Shin Zushi, onde jantei no sábado.

Nada menos que fenomenal, me levando a concluir que, atualmente, tecnicamente falando, não há sushi melhor na cidade (por mais que eu adore o Jun e o Kinoshita).

Que arroz, Deusdoceu! Que atum, Deusdoceu!

Sentei-me no balcão (óbvio) e disse que só queria crus. Faltava peixe: tinham recebido muito mais clientes do que o esperado, me contaram. Por isso, tinha acabado quase tudo, da cavalinha ao buri (ou olho-de-boi, meu peixe favorito).

Eis aí o mais curioso: mesmo se virando só com lula, atum, uni (ouriço), ovas (in natura e secas/prensadas) e pargo, o novo (e craquíssimo) sushiman Keisuke Egashira, recém-chegado do Japão, deu um verdadeiro show. O sushiman principal do Shin, Ken Mizumoto (outro fera) teve que ficar traduzindo para nós, já que Keisuke mal fala português - mas valeu o esforço...

atum do Shin Zushi: dá de dez no bluefin que anda sendo
vendido a preço de ouro em outros japoneses


O atum (bachi, jamais kihada) estava melhor do que qualquer outro que já provei em São Paulo. E olhem que pude prová-lo de vários modos: em niguiri, em niguiri de sua barriga (toro), em sashimi, depois... raspado com colher e servido com finos pedacinhos de ciboulette.

O mesmo atum, raspado com colher e servido com ciboulette


O pargo veio em tiras, com raspas de "bottarga" de tainha. Também ótimo.


pargo com raspas de ovas secas


O golpe de misericórdia foi um "misturado" de lula em tiras, uni e ovas: espetacular!

Lula, ovas, uni

O único ponto menos alto, o camarão (também em sushi) me pareceu um pouco passado do ponto...

camarão

De ruim, no Shin, só mesmo o preço: mesmo valendo cada real cobrado, a conta foi ardidíssima. 


Shin Zushi: Rua Afonso De Freitas, 169, Tel.: (011) 3889-8700

ovas de salmão

E outros restaurantes japoneses ótimos de São Paulo, aqui no Boa Vida:

6 comments:

  1. "... Mas a verdade não dita é que o grande trunfo do Shin era o Edson Yamashita ..." Alexandra Forbes dia 20.05.12

    ReplyDelete
  2. O Ken, que eu saiba, não esteve sempre no Shin, certo? E o mestre Keisuke está lá, diz ele, há cerca de 1 mês. Entao, quando eu considerava o Edson o trunfo do Shin ele o era, de fato. Hoje, já nao seria. Expliquei-me melhor?

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim muito obrigado , queria te conhecer pessoalmente como faço ?

      Delete
  3. Olá Alexandra, hoje li seu texto no caderno Comida da Folha. Vim aqui comentar que acompanho faz um tempo as peripécias do Anthony Bourdain por aí, seja nos TV Shows como Top Chef ou nos programas dele No Reservations onde ele fez aquela review do Jiro Ono e a terrível de São Paulo.
    Gostei muito do texto que você fez hoje e como esses programas são fake em parte deles! Gostei muito mesmo pela honestidade!

    Eu possuo um blog de reviews apenas de comida japonesa o endereço é gourmetsan.com.br. Espero que com um tempo eu consiga viver só dele! =)

    abs

    ReplyDelete
  4. Oi Gourmet San - aliás, que divertido esse seu pseudonimo! Obrigada pelo simpático comentário e irei lá ver seu blog. P.S. quando vc descobrir como se faz para viver de um blog, faizfavô de me contar que eu também quero!

    ReplyDelete
  5. O Chef Keisuke era o Chef onde o Edson trabalhou no Japao,uma grande contratacao e um honra podermos ser atendidos por um Chef genuino Japones.
    Conversei com o Jun a respeito da visita do Anthony Bourdein,e ele tbm ficou decepcionado,segundo ele,todos os lugares onde foram,foram sugestoes da equipe,ele apenas acompanhou :(
    Mas para quem nao conhece o Shin,peca o Tempura,nao olhe o preco para nao desistir,mas sem duvida o melhor tempura que ja comi.

    Abs

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...